17 janeiro 2008

Como Águia!


Renovação - Quem não precisa dela?

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.

Aos 40 anos ela está com:As unhas compridas e flexíveis, não conseguem mais agarrarem as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!Então a águia só tem duas alternativas:Morrer,Ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começarem a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.

"E em nossas vidas, a renovação não é tão diferente... Reflita como você está:

As suas unhas não estão compridas demais, ou seja, não se julga suficientemente capaz de realizar algo e que na verdade precisa de uma reciclagem? Às vezes, está correndo pra lá e pra cá sem conseguir "agarrar" o seu próprio objetivo.

Falta-lhe algo...E o bico? Ora poderá ser representado pela sua incapacidade de tolerância e rápido demais para responder e até mesmo "machucar" outras pessoas...

As asas são suas próprias forças, que não mais vislumbra a motivação de estar trabalhando, lutando, compartilhando e buscando grandes metas. Acabam lhe impedindo de continuar a viver, mesmo sem perceber!

O que prefere? Deixar morrer sua força e esperar que o tempo responda o que fazer e o vento o leve para algum lugar? Ou buscar renovação interna e reestruturar sua vida? E, não pense que se renovar será tão fácil e diferente do processo de uma águia. É duro, temos de admitir muitas das nossas fraquezas, até mesmo para outras pessoas. É necessário arrancarmos também a soberania e o superego que tanto atrapalha nesta fase.

Assim, partimos para a reciclagem de idéias, e até mesmo de posturas. Às vezes, são pequenas coisas que estão atrapalhando a renovação como se desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Inove, aceite novas idéias...

Desprenda do peso do passado, esqueça pequenos ou grandes deslizes e aproveite o resultado maravilhoso que uma renovação sempre traz.

"O progresso é impossível sem que haja mudanças, e aqueles que não podem mudar a sua mente, nada mais poderão mudar." George Bernard Shaw

Nenhum comentário: