25 agosto 2006

Derrota ou Vitória?

As 4 loucuras da sociedadeResposta de uma pergunta que foi feita ao médico psiquiatra Roberto Shinyashiki, numa entrevista concedida por ele à revista "Isto É".
O entrevistador Camilo Vannuchi perguntou a ele:- Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus?Shinyashiki responde:- A sociedade quer definir o que é certo. São quatro as Loucuras da Sociedade. A primeira é:- Instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.A segunda loucura é:-Você tem de estar feliz todos os dias.A terceira é:-Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo. Por fim, a quarta loucura:-Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento.Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo a praia ou ao cinema. Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. Maior parte pega o médico pela camisa e diz: "Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz".Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.
"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."

23 agosto 2006

Vida de Cão!!!




Se um cachorro fosse seu professor...

Você aprenderia coisas assim:
Quando alguém que ama chega em casa corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro.
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que estão invadindo seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes pare e role na grama, beba bastante líquido e deite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando estiver feliz dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Se alimente com gosto e entusiamo.
Coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
E o mais importante de tudo.... quando alguém estiver nervoso ou triste fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar....

15 agosto 2006

O Melhor!!!


O melhor de você!

Tenha sonhos, mas não cruze os braços esperando a sua realização.
Ame, mas não entregue sua alma. Sua felicidade continua sendo sua responsabilidade.
Seja gentil, mas não submisso. Submissão é sinal de infelicidade interior.
Tenha desejos loucos e exagerados, lutando sempre por eles. Alcance no mínimo o mais simples.
Acredite no seu potencial. Não existe ninguém melhor e nem pior que você, apenas pessoas mais ou menos determinadas.
Desafie-se, saia do lugar comum. Qual a sua cota para hoje? Que tal dobrá-la?
Não se contente com o mínimo se você pode ter o máximo.
Não se fixe nas promessas, corra atrás das realizações.
Não se deixe levar por um sonho que não é seu.
Não diga que sabe o que não tem a menor idéia.
Não prometa o que não pode cumprir.
Não diga sim quando quer dizer não.
Nem não quando simplesmente quer dizer sim.
Não segure as lágrimas, esvazie-se.
Não abaixe a cabeça, erga e veja o céu que continua sempre lindo, apesar das nuvens pesadas.
Não se substime, dentro de você há um ser humano capaz de realizar coisas que até os mais íntimos duvidam.
Não se deixe levar pela maré, aproveite a onda e surfe.
Aproveite os limões e faça uma limonada.
Não reclame, aproveite a chuva e venda guarda-chuvas.
Aproveite a crise e invente.
Se sobrou só farinha, faça pão.
E aprenda com o pão que as melhores coisas começam com uma simples semente.
Plante o seu melhor ainda hoje!

"Quem não compreende um olhar tão pouco compreenderá uma longa explicação." Mário Quintana

07 agosto 2006

O Tempo Não Pára!!!


O TempoImagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorda com um saldo de R$ 86.400,00.Só que não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte.Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguidogastá-lo durante o dia. O que você fazVocê iria gastar cada centavo é claro! Todos nos somos clientes deste banco que estamos falando.Se chama "TEMPO". Todas as manhãs, é creditado para cada um 86.400 segundos.Todas as noites o saldo é debitado como perda.Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reinicializada, e todas as noites as sobras do dia se evaporam. Não há volta.Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista, então no que for melhor, na sua saúde, felicidade, sucesso! O relógio esta correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.
* Para você perceber o valor de "um ano", pergunte a um estudante querepetiu de ano.
* Para você perceber o valor de "um mês", pergunte para uma mãe que teve seubebê prematuramente.
* Para você perceber o valor de "uma semana", pergunte a um editor de umjornal semanal.
* Para você perceber o valor de "uma hora", pergunte aos amantes que estãoesperando para se encontrar.
* Para você perceber o valor de "um minuto", pergunte a uma pessoa queperdeu um trem.
* Para você perceber o valor de "um segundo", pergunte a uma pessoa queconseguiu evitar um acidente.
* Para você perceber o valor de "um milésimo de segundo", pergunte a alguém que venceu a medalha de prata em uma olimpíada.
Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial, especial o suficiente para gastar o seu tempo junto com você. Lembre-se, o tempo não espera pôr ninguém.Ontem é história. O amanhã é um mistério. Hoje é uma dádiva. Pôr isso é chamado de PRESENTE.

01 agosto 2006

O Flautim...


Agradar Aos Homens Ou A Deus?

"Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" (Efésios 6:6).

Michael Costa estava conduzindo um ensaio da orquestra em conjunto com um grande coral. Quando já haviam atingido a metade do tempo previsto, com as trombetas soando a todo volume, a bateria retumbando, e violinos cantando sua rica melodia, o tocador de flautim resmungava consigo mesmo: " De que adianta eu tocar o melhor possível? Eu até poderia não tocar nada, porque ninguém vai me ouvir mesmo!" Pensando desta maneira, ele colocou seu instrumento junto aos lábios mas não fez nenhum som. Em poucos momentos o maestro gritou: "Parem! Parem! Onde está o flautim?" Pode ser que muita gente não tenha percebido a falta do flautim, mas a pessoa mais importante no ensaio notou. Assim acontece na vida cristã. Deus sabe quando nós não tocamos a parte que ele determinou para nós, mesmo que outros não percebam. Tem sido esse o pensamento da grande maioria das pessoas. Fazer algo de bom com o propósito de ser notado. Queremos ser valorizados e receber a distinção que julgamos merecer. Essa atitude não é de todo ruim, porque o empenho na concretização de nossos propósitos nos motiva a ultrapassar barreiras, mas ao mesmo tempo pode nos levar à decepção e frustração quando a nossa vitória não produz o resultado esperado. Quando a realização de nossos sonhos têm o objetivo de trazer satisfação à nós mesmos, sem a preocupação de sermos distinguidos por outras pessoas, o regozijo que a vitória oferece valerá muito mais que um simples aplauso de alguns minutos. Essa verdade é ainda mais significativa quando se refere à vida cristã. Melhor do que sermos vistos pelos homens é sermos observados por Deus. As honrarias humanas são passageiras, enquanto as do Senhor são eternas. Quando demonstramos amor às pessoas que nos cercam, quando estendemos a mão a alguém que esteja precisando de ajuda, Quando colaboramos para o bem-estar de pessoas que, muitas vezes, nem ficam sabendo de nosso gesto, uma coisa é certa: Deus vê todas as coisas e o nosso testemunho glorifica o Seu nome. O que é mais importante para você, a honra dos homens ou a de Deus?

Paulo Roberto Barbosa.